Dedicando tempo de lazer para a sua família
ano 35 | n.º 178
O Senhor descansou...
Jaime Kemp
Saúde para o corpo e o espírito
Heloisa Lima
Depois das 5 horas
Hernandes Dias Lopes
Um vício chamado trabalho
Ivailton dos Santos
“Então, quem ficará com o
que você preparou?”
Marcos Garcia
Saúde espiritual – o grande passo
para uma vida harmoniosa!
Hilder Stutz
Má qualidade de vida: resultado dos
maus hábitos modernos!
Heloisa Piva
Vida moderna, como conciliar
homeoffice x família x igreja?
Alcindo Almeida
Criando memórias em família
Paulo Klawa
Agradecemos a preferênia
Denilma Duarte
Férias a dois
Sidnei Menezes
Parada para reabastecimento
O que será que aconteceu para que nossas vidas ficassem tão enroladas e complicadas? Pode ser que, a cada nova geração, surja essa mesma pergunta, mas nem todas as gerações precisam lidar com o estresse e como as que nós enfrentamos hoje. Vindos de uma sociedade rural, onde o trabalho era praticamente braçal, acabamos nos transformando em uma sociedade urbana, complexa, automatizada. A família foi pega desprevenida. Revoluções nas áreas de informação, transporte, comunicação e informatização tem, por outro lado, trazido progresso e conforto sem medidas, mas, por outro, tem causado impactos negativos e até assustadores na família.
O senso de pertencer, de unidade, de paz, está sendo ameaçado pela velocidade de nosso estilo de vida. Sentimos que há algo errado com a forma que estamos vivendo, mas não sabemos como interferir, nem o que mudar. Condor, percebemos que nos tornamos mais velhos, mas não mais profundos. Corremos mais, mas não chegamos mais longe. Olhamos para nossos cônjuges e filhos e vemos neles pessoas desconhecidas!
Quando e como entramos nesta roda viva? Dia cheios de obrigações, noite cheias de perturbações. Refeições familiares ao redor de uma mesa são substituídas por velozes lanches solitários, cuja alimentação é mal mastigada, mal digerida, contribuindo e reforçando para que nosso ritmo de vida torna-se cada vez mais frenético. A família precisa descansar. Precisa de tempo para aprofundar seus relacionamentos, tempo para ouvir, tempo para amar, para compartilhar e para suprir necessidades.
Deus deseja que nosso descanso seja eficaz. Ele quer que tenhamos mais do que uma simples noite de repouso, na qual apenas nossos corpos são refeitos. Ele quer que venhamos nossas almas em contentamento e tranquilidade. Foi este o objetivo do pai ao estabelecer, a cada 7 dias, um descanso parênteses (Gênesis 2.2).
Nas páginas que se seguem desta edição da revista Lar Cristão vamos falar sobre férias familiares, tempo de relacionamento entre a família, férias a dois para o casal, a importância do lazer, o perigo de uma agenda super lotada e de um ritmo muito agitado de vida. Nosso objetivo com este tema é que você querido leitor, pare, reflita, avalie sua programação de vida, seus valores, seus relacionamentos familiares e faça o são necessários ajustes Para que sua família possa ter uma melhor e mais abençoada qualidade de vida.
Que neste novo ano você também possa ter aprazíveis momentos de lazer!
Jaime Kemp