EDIÇÃO 160 - JANEIRO/FEVEREIRO 2018
Há quatro anos, desde 2014 até agora, início de 2018, o povo brasileiro tem experimentado na pele a veracidade desta frase criada por Paulinho da Viola. Como num passe de mágica, as pessoas viram o dinheiro voar de suas mãos e também chegaram a esta conclusão: “quanta gente aí se engana e cai da cama com toda a ilusão que sonhou”.
LEIA MAIS
Entretanto, “... é preciso viver e viver não é brincadeira não...”. Não é simples coordenar com sabedoria as finanças pessoais. Não é nada fácil carregar nos ombros a responsabilidade de saber administrar as finanças de uma família. A Bíblia diz que “a sabedoria é melhor do que o dinheiro. A vantagem da sabedoria é que ela conserva a vida da gente” (Eclesiastes 7.12 – NTLH).
Assim como acontece comigo, acredito que muitas vezes algumas questões surgem em sua mente:
-
Eu tento ser fiel, correto, mas minha vida financeira é sempre tão complicada.
-
Eu já tentei, mas não consigo encontrar um orçamento financeiro adequado.
-
O que devo fazer para livrar-me dessa dívida que está me arruinando?
-
Como posso controlar a tentação do consumismo?
-
Como posso controlar a tentação do cheque especial e do cartão de crédito?
-
De que forma posso adquirir essa sabedoria que a Bíblia recomenda?
É na própria Palavra de Deus que podemos encontrar a resposta a essa última e importantíssima pergunta: “Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos. Porém peçam com fé e não duvidem de modo nenhum, pois quem duvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro” (Tiago 1.5-6 – NTLH).
Há alguém que não somente sabe de suas lutas financeiras, mas também participa ao seu lado de cada uma delas. Ele promete que jamais nos abandonará e cumpre o que diz. Sou testemunha da fidelidade de Deus.
Que esta edição da Revista Lar Cristão possa ajudar nossos leitores, por intermédio dos artigos de nossos articulistas, a encontrar respostas a muitos de seus questionamentos, mas, principalmente, a abrir seu coração para receber a sabedoria de Deus em todas as áreas de sua vida.
Deus os abençoe em 2018
JAIME KEMP
Música citada: Pecado Capital
Compositor e cantor: Paulinho da Viola
É dando que se recebe
Jaime Kemp
Para se livrar das dívidas
Aécio Ribeiro
Educador: vocação, paixão e propósito
Ensina a criança no caminho em que deve andar...
Marcos Garcia
Estabelecendo alvos financeiros para seu lar
Alcindo Almeida
Fé nas promessas de Deus quanto às finanças
Paulo Klawa
O perigo de se tornar materialista numa sociedade consumista
Marcos Quaresma
O uso indevido de contas bancárias, cheques e cartões
Aldo Sobrinho
Por que sou fiel e minhas finanças não prosperam?
Ivonildo Teixeira
Mantenha a saúde financeira familiar
Igor Vilcinskas Jr.
Artigos
Linguagens do amor
Suely Bezerra
Adoração em família
Massao Suguihara
Pais e filhos – amigos para sempre
Fernando de Paula
Namoro cristão
Gilson Bifano
A Paulo descobriu que a heresia ameaçava abalar a estrutura da igreja em Éfeso. Diante disso, ele escreveu uma carta para seu filho na fé e pastor da igreja citada, Timóteo. Nessa carta, ele mencionou as falsas doutrinas que não concordam com a sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo (1 Timóteo 6.3) e falou sobre aqueles que “pensam que a piedade é fonte de lucro” (v. 5 – NVI).
Judith Kemp
Como preparar um orçamento financeiro adequado
Eu prefiro chamar de Plano. Sim! O Plano de Deus para sua vida financeira. E colocar tudo lá. E que tal não ter de fazer mais aquela pergunta: para onde foi o dinheiro? Isso não seria maravilhoso? Então vamos lá! Lápis e papel na mão, ou mesmo aquela planilha eletrônica.
Paulo de Tarso